domingo, 10 de outubro de 2010

Ipê roxo ou jacarandá mimoso?




Bom, hoje pela manhã fui a Poços de Caldas comprar sapatinhos para a minha Nina e pude olhar com atenção a fileira de árvores com flores azuis . As folhas não são de ipê.Então quem diz que é ipê roxo está enganado. As folhas parecem com as da tipuana. De volta a Águas da Prata,confirmei com a Lidia e a árvore em frente a casa dela é jacarandá mimoso.Como as da avenida João Pinheiro, em Poços de Caldas.


Concluindo então: o que chamam de ipê roxo é aquele lindo, maravilhoso que para mim é a cor lilás.Um rosa indo para o roxo.O que andam chamando de ipê roxo e que dá umas flores de um azul anil é o jacarandá mimoso.




Estou muito contente porque um sabiá fez um ninho no rancho que tem nos fundos de minha casa.Já estava contente só de ouvir o canto dele,acho que avisando a companheira que tinha achado um lugar legal.Saí daqui ali pelas 1o e meia e voltei lá pelas 13 e trinta.Pois neste intervalo,o casalzinho de sabiás terminou de fazer o ninho.Todo escuro, e tem o formato redondinho, tão bem feitinho, parece uma tina. Me lembrei de que li alguma de Bachelard falando sobre os ninhos. Está no seu livro "A Poética do Espaço", que minha amiga Carmem Bahia me emprestou para ler, há um tempo atrás.




Como estou espantando os pardais estou conseguindo que outros passarinhos da terra apareçam e se estabeleçam.Só espero que quando os filhotes nascerem os pais não venham dar voo rasante sobre mim quando for pegar qualquer coisa lá no rancho.




Queria ver mais assanhaços, canários, curruíras.Aqui em Águas da Prata vi uns passarinhos que não conhecia.Sanhassira, tietê.Vou ver se consigo postar fotos destes dois últimos.




Agora é aguardar .

3 comentários:

  1. Também quero sapatinhooosss!!!....hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Que observadora, és! Quero ver as fotos dos passarinhos desconhecidos! rs. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hosamis, como você pode ver não postei até hoje as fotos dos outros passarinhos que via muito em Águas da Prata. Agora estou em Campinas, uma cidade muito arborizada e aqui vejo bastante assanhaços e curruíras. Mas os pardais fazem uma concorrência danada!

      Excluir